sábado, 21 de março de 2009

Atividade 2.2 - Cesar Lattes

Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu na cidade de Curitiba, na data de 11 de Julho de 1924 e não muito tempo depois, sagrou-se um dos maiores físicos e pesquisadores já conhecidos nacional e internacionalmente.
Aos 23 anos Cesar Lattes, como é conhecido na lingua portuguesa, realizou a descoberta de uma particula subatômica essencial para a estabilidade do átomo, juntamente com outros pesquisadores em um laboratório internacional.

A descoberta dessa particula, o meson Pi, obteve grande repercussão no meio científico, o que levou seus autores responsáveis a serem premiados com o Nobel de Física. Devido a pouca idade e prestígio internacionais (ainda por vir), Cesar Lattes não foi convocado ao recebimento do prêmio.

Apenas um ano se passou e Cesar, com o auxilio de outros estudiosos, demonstrou uma forma de se obter a particula meson Pi artificialmente.

Mais uma vez o estudo foi muito bem recebido no meio científico e por mais uma vez Cesar ficou fora das premiações.

No Brasil, Lattes foi peça chave no incentivo à pesquisa científica, configurando-se figura essencial para a concretização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão financiador de fundamental importância para o incentivo de pesquisas e progesso da ciência brasileira.
Nasce jutamente com o CNPq, em 1951, um novo momento na Ciência e Educação em nosso país.

Outras instituições também muito tem a gradecer à figura de Cesar Lattes.
Dentre elas a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Lattes foi um de seus idealizadores.
Ainda hoje seu nome ecoa com enorme gratidão pelos corredores da Biblioteca Central, Instituto de Física Gleb Wathaghin (IFGW) , Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (alocado no proprio IFGW).

Tendo em vista todos esses feitos de Cesar Lattes, um sem número de contribuições econômicas e acadêmicas advindas de seus estudos e feitos pode ser levantado.
Dentre eles a possibilidade de surgimento da chamada Física de Altas Energias (ou de Particulas elementares), que teve como pedra fundamental os conhecimentos acerca do meson - Pi.
Os estudos dessa área puderam contribuir não só para o engrandecimento da Física, mas também foram direta ou indiretamente fértil em areas como a Informática e as Ciências Médicas.

Ademais, como já dito anteriormente, uma nova era no incentivo às pesquisas no Brasil teve seu inicio com a crianção do CNPq e seus frutos, incontáveis, estão sendo vistos até hoje com milhares de financiamentos sendo concedidos aos cientistas do país, que dessa forma podem produzir e publicar conhecimento científico.

Ainda no âmbito acadêmico, não se pode deixar de comentar a importância do IFGW - UNICAMP nacional e internacionalmente, como sendo um dos poucos centros de estudos essencialmente experimentais de Física.
Com uma vida repleta de feitos memoráveis em um variado leque de áreas, em especial aos Estudos Físicos e o incentivo científico, Lattes parte desse plano no dia 09 de Março de 2005, após ter recebido inumeros premios e certificações, porem, infelizmente, ainda sem o "gostinho" de ter o Prêmio Nobel em seu nome.


"CIÊNCIA SEM CONSCIENCIA É A RUÍNA DA ALMA." (Cesar Lattes)

Um comentário:

  1. olá, achei seu texto com um bom desenvolvimento e boa dinâmica nas idéias.

    ResponderExcluir