quinta-feira, 12 de março de 2009

Menorial da Minha Trajetória Acadêmica

Ingressei no ensino fundamental no ano de 1994 na escola estadual Francisco Lopes de Azevedo, na cidade de São José dos Campos, São Paulo.
Lá, cursei todas as séries do ensino fundamental, apresentando sempre boas notas e demonstrando crescente gosto pelas ciências humanas e biológicas.
Nas aulas de português lia jornais e livros paradidáticos que a professora disponibilizava, sem qualquer obrigatoriedade ou cobrança de leitura.
Participava anualmente das feiras de ciências promovidas pelo colégio e me sentia orgulhosa por poder apresentar as atividades que realizávamos durante as aulas.
Oito anos se passaram e em 2002 dei início aos estudos do Ensino Médio em um colégio particular chamado Teófilo Rezende, da mesma cidade. A característica que mais me marcou nesse colégio foi a diferença de tamanho das turmas, quando comparadas às classes da escola estadual. O menor número de alunos facilitou em muito meu aprendizado e de certa forma deixava o ambiente escolar mais aconchegante, por propiciar maior proximidade entre alunos e professores.
Foi nesse ambiente que comecei a me encantar com a idéia de estudar em uma universidade pública. No início, optei e direcionei meus estudos para cursar Letras. Pesquisando as Universidades e suas características, decidi que a Unicamp era a que mais se encaixa nos meus planos, devido ao grande incentivo às pesquisas.
Ao longo do terceiro ano do ensino médio, me dividia entre Letras e Lingüística.
Acabei prestando vestibular em 2004 para Lingüística na Unicamp e Letras na USP. Fui convocada para a segunda fase em ambas as universidades, o que me deixou muito feliz, porém não fui chamada para a matricula.
Dessa forma, em 2005 me matriculei em um curso preparatório para o vestibular, no colégio Anglo, ainda em São José dos Campos.
Mantinha a idéia original de prestar Letras, entretanto, o curso de Fonoaudiologia começou a despertar minha atenção.
Estudei sobre a área e não foi muito difícil me encantar, uma vez que precisei de cuidados fonoaudiológicos durante toda minha vida e acredito que muito do que sou hoje, devo às Ciências Fonoaudiológicas e à minha fonoaudióloga, que tenho como uma grande tutora em minha vida.
Iniciei as provas de vestibular em Julho, prestando Letras na Universidade Estadual de Maringá. Fui aprovada e estava disposta a me matricular ao final do ano. Porém, continuei matriculada no curso preparatório e assim sendo, ao final de 2005 prestei vestibular para Fonoaudiologia na Unicamp e na Escola Paulista de Medicina, e Letras na USP.
Fui aprovada na USP e na UNICAMP, mas optei pela segunda.
Ingressar na Unicamp foi, sem dúvida, uma de minhas maiores conquistas. O curso de fonoaudiologia é muito mais do que eu esperava e recebo todos os dias a confirmação de que estou na área certa e que poderei ajudar pessoas com as mesmas necessidades que eu tive quando busquei a fonoaudiologia.
Atualmente estou no quarto ano de graduação e desenvolvo um projeto de pesquisa de Iniciação Científica desde o segundo ano com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, acerca de qualidade de vida de alunos universitários.

3 comentários:

  1. Outra colega de SJC!
    Parabéns pelas conquistas!

    ResponderExcluir
  2. Realmente pra tudo que é lado temos joseenses..
    Que bom que mesmo passando em Maringa voce optou ficar no cursinho e ver no que dava..
    Parabens por tudo e que se torna uma otima fonoaudiologa!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e muito boa sorte!

    ResponderExcluir