A apreciação do quadro de Portinari revela traços bastante marcantes. Entre eles, os pés dos lavradores de café, grandes e com grande sustentação do corpo dos trabalhadores, bem como as mãos e os braços: fortes e proporcionalmente grandes às demais partes corporais.
Além disso, é marcante a não-retratação dos rostos dos personagens do quadro e quando são revelados, estão de olhos cobertos ou fechados, apesar de manterem a sequência de trabalho retratada.
Ademais, destacam-se as cores nos tons de vermelho, branco e verde e o enquadramento diagonal da cena.
Percebe-se ainda a presença de uma mulher sentada, aparentando estar cansada, a olhar a rotina de seus companheiros de cafezal.
TEXTO ARGUMENTATIVO
A canção de Chico Buarque, intitulada Construção, retrata o dia a dia de um trabalhador da construção civil. No decorrer de suas estrofes, percebe-se a mudança de enfoque dado à narração desse cotidiano. Pode-se comprovar esse fato pelas estrofes: " Ergueu no patamar quatro paredes sólidas" [na primeira parte da música] ; " Ergueu no patamar quatro paredes mágicas" [na segunda parte] e " Ergueu no patamar quatro paredes flácidas" [na última parte].
Os diferente enfoques no decorrer da música podem ser explicados pela intenção do autor em dar veracidade ao fato dos operários muito comumente fazerem uso de bebidas alcoolicas após o almoço, fato esse que também levaria à morte trágica do operário, caindo do andaime.
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