sábado, 18 de abril de 2009

Atividade 6.2.1 - Argumentação a favor (RA par)

TEXTO: "Considerações sobre a Neutralidade da Ciência"
QUESTÃO: A importância de se discutir a neutralidade da Ciência


A questão da neutralidade na Ciência é sem dúvida um tema a ser extensamente trabalhado.
Dessa forma, sinto-me instigada a tecer alguns comentários a respeito.
Antes de ingressar numa universidade com grande produção de pesquisas, muitos alunos estão acostumados ao discurso de que produção literária é uma coisa e questões científicas são outras, sendo essas ultimas livres de qualquer posicionamento de opinião de seus autores.
No momento em que as "regras do jogo" da pesquisa e do estudo científico são colocadas à mesa, os estudantes percebem que tudo começa com o olhar, a observação de determinado ambiente e suas causuísticas, que por sua vez o levarão a levantar um problema, uma questão, uma inquietação que seja pertinente e passível de estudo, que possa trazer melhorias àquele ambiente.
Já aqui, ve-se que a ciência nas pesquisas tem sua gênese na visão que um sujeito tem sobre o que encontra ao seu redor, sobre as leituras que faz utilizando seus conhecimentos já adquiridos.

Considero ser extremamente difícil, que dirá impossível construirmos ciência sem acrescentarmos a ela nosso toque pessoal, sem emprestarmos aos nossos relatórios científicos nossa visão do problema, sendo essa construída com as ferramentas sociais e pessoais que fomos coletando ao longo de nossa caminhada de vida e acadêmica.

Nesse sentido, comungo com o autor do texto que o tema Neutralidade em Ciência deve ainda ser bastante debatido, essencialmente em ambientes acadêmicos, para que nossos futuros cientistas mostrem-se críticos à prerrogativa de que devem se manter distantes de suas produções e estudos cientificos: o bom cientista é aquele que usa de suas ferramentas internas para exteriorizar conhecimentos para o mundo.

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