segunda-feira, 13 de abril de 2009

Atividade 5

TEXTO: "Variações sobre arte e ciência" - Otávio Ianni


- Questões acadêmicas abordadas no texto:
O texto em questão discute questões de cunho acadêmico como a discussão acerca do estabelecimento de delimitações entre arte, ciencia, religião, sociedade. Acredito ser também de extrema relevância a discussão sobre a "especialização em massa" dos cientistas sociais, que ficam focalizados em um unico problema de estudo e acabam não analisando a situação como um tudo, em todas as suas particularidades.
Acho importante ressaltar esse ultimo tópico, uma vez que na minha área de atuação, a fonoaudiologia, mescla conhecimentos de areas diversas, inclusive das ciências sociais. Nesse sentido temos batalhado muito para que profissionais da fonoaudiologia tenham cada vez mais consciência do ser humano como um ser complexo, envolto em uma sociedade igualmente diversificada.



- Principais elementos do texto:

Título: Variações sobre a arte e ciência

Autor: Otávio Ianni - filiação: professor emérito da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de São Paulo

Palavras- chave: não constam

Resumo: O texto traz à tona a discussão acerca da arte e da ciência, fazendo levantamentos, por exemplo, sobre como atualmente os cientistas têm cedido às exigencias de instituições e organizações que desejam transformar arte em algo "tecnificável". Ao longo do texto o autor discute situações em que arte e ciência se mesclam em detrimento de momentos em que são tomadas como conhecimentos díspares.


Referências:
BERMAN, Marshall. (1999), Aventuras no marxismo. São Paulo, Cia. das Letras.
BOHM, David. (1998), On creativity. Londres, Routledge.
CHANDRASEKHAR, S. (1990), Truth and beauty. Chicago, The University of Chicago Press.
DAEDALUS, (1974). “Art and science”, American Annals of Arts and Science, 115 (3),Paris,
Unesco.
COPÉRNICO, Nicolau. (1984), As revoluções dos orbes celestes. Trad. de A. Dias Gomes e
Gabriel Domingues. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
FELLMANN, Ferdinand. (1984), Fenomenología y expresionismo. Barcelona, Alfa.
GADAMER, Hans-Georg. (1990), La herencia de Europa. Barcelona, Península.
GOLDMANN, Lucien. (1967), Dialética e cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
HABERMAS, Jurgen. (2002), O discurso filosófico da modernidade. São Paulo, Martins Fontes.
HOBBES, Thomas. (1974), Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil.
Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo, Abril
Cultural.
KAUFMANN, Walter. (1991), Goethe, Kant e Hegel. New Brunswick, Transaction Publishers.
LEPENIES, Wolf. (1996), As três culturas. São Paulo, Edusp.
_____. (1974), “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”. Trad. de Leandro Konder. In:
_____. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção de José Arthur
Gianotti. São Paulo, Abril Cultural.
MARX, Karl. (1968), O capital. Trad. de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 3 vols.
MILLER, Arthur I. (2001), Einstein, Picasso: space, time, and the beauty that causes havoc.
Nova York, Basic Books.
NISBET, Robert. (1976), Sociology as an art form. Oxford, Oxford University Press.
RINGER, Fritz K. (2000), O declínio dos mandarins alemães. São Paulo, Edusp.


TEXO: " Considerações sobre a neutralidade da Ciência"

- Questões acadêmicas abordadas no texto:

Nesse texto percebi as seguintes questões de importancia academica: a importancia de se discutir a neutralidade científica e a relevante introdução dos PCN na discussão.

A neutralidade cientifica torna-se ponto importante de ser discutido em ambiente acadêmico uma vez que esse é berço para a maioria das produções cientificas.

Já a utilização dos PCN como forma de ilustrar a discussão traz à tona um importante documento e diretriz utilizado justamante para formar futuros cientistas com noção de que a Ciência não é neutra.



- Principais elementos do texto:

Título: Considerações sobre a neutralidade da Ciência

Autor: Marcos Alberto de Oliveira - Filiação: Professor Associado à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo

Palavras-chave: "Ciência; tecnologia; neutralidade; relativismo; imparcialidade;
Lacey."

Resumo: "O texto apresenta uma discussão da tese da neutralidade da ciência,
tomando como ponto de partida algumas formulações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais. A neutralidade é analisada em três componentes: a
imparcialidade, a neutralidade aplicada e a neutralidade cognitiva. Procura-se
mostrar que, para não se cair no relativismo, a imparcialidade deve ser mantida,
mas a neutralidade aplicada não se sustenta, nem como fato nem como valor."


Desenvolvimento: O autor desenvolve seu texto intruduzindo como os PCN trazem em seu corpo a tese de nao neutralidade. Seguindo seu raciocínio, o autor levanta as caracteristicas do racionalismo e do relativismo e retoma o seu objeto central, a tese de não-neutralidade da ciência. Uma das idéias principais discutidas é de como jsutificar a tese de não-neutralidade sem tornar-se relativista. Ao final da discussão o autor conclui que a tese da não-neutralidade na ciência instiga o senso crítico da sociedae e ao mesmo tempo não é ameça à tese da imparcialidade que, segundo o autor, é essencial para se evitar o relativismo.


Referências:
______. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1a à 4a séries da Educação Fundamental,
vol. 4 – Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação e do
Desporto / Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
LACEY, H. Valores e atividade científica. São Paulo: Discurso Editorial, 1998.
______. Is science value free?: values and scientific understanding. Londres e
Nova York: Routledge, 1999.
______. A tecnociência e os valores do Fórum Social Mundial. In: LOUREIRO,
I., CEVASCO, M.E. e LEITE, J.C. (org.), O espírito de Porto Alegre, São
Paulo: Paz e Terra, 2002.
BARBOSA DE OLIVEIRA, M.B. Desmercantilizar a tecnociência. In:
SANTOS, B.S. (org.). Um discurso sobre as ciências revisitado. São
Paulo: Cortez, no prelo.
SARDAR, Z. Thomas Kuhn and the science wars. Cambridge: Icon Books,
2000.
SHIVA, V. The violence of the green revolution : third world agriculture, ecology
and politics. Londres e Nova York: Zed Books, 1991.

2 comentários:

  1. Olá Joyce, tudo bom!?

    Também citei a importância da neutralidade da ciência, no entanto, citei o caso da bomba atômica, onde os cientistas se valiam dessa argumentação para continuarem as pesquisas.
    Parabéns pelo seu texto. Ficou muito bom!!

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  2. Joyce, de fato a intensa especialização sem a preocupação com as grandes áreas é um sintoma do Pós-Moderno e que considero ruim, pois, como os gregos antigos e os renascentistas praticavam, a interdisciplinariedade é fundamental para compreendermos melhor e como um todo as questões. Assim como na área da Fonoaudiologia as Ciências Sociais (para entender a realidade social do paciente), e a Música (para entender a realidade cultural) são importantes, assim como outras áreas do conhecimento.

    Amplexos

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